Jaboatão dos Guararapes e Neoenergia firmam parceria

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
29 de novembro de 2021 às 18h30min
Foto: Leandro de Santana

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), se reuniu, nesta segunda-feira (29), com o diretor-presidente do grupo Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, para firmar um termo de cooperação técnica com a meta de compartilhar, com outros municípios pernambucanos, experiências exitosas e boas práticas na gestão eficiente dos parques de iluminação pública (IP). 

O acordo, na prática, afirma que a Empresa Municipal de Energia e Iluminação Pública (Emlume) da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes desenvolve boas práticas na gestão em setores relacionados à segurança, eficiência, qualidade e economicidade. O objetivo da prefeitura é que a Emlume passe a funcionar como um braço para ajudar outras cidades a alcançarem medidas de eficiência energética e práticas sustentáveis, otimizando investimentos e expandindo as possibilidades de aplicação de recursos.

A Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) transferiu aos municípios a gestão dos ativos dos parques de iluminação pública, bem como a responsabilidade pela padronização de contratos. Indo ao encontro a essas normativas, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Emlume, implementou ações voltadas ao uso eficiente e à conservação de energia elétrica, visando à redução do consumo e da demanda, bem como a melhoria da qualidade dos sistemas elétricos e atualização da legislação municipal. Essas iniciativas resultaram na parceria entre a prefeitura e a concessionária, que confirmou as boas práticas.

“Jaboatão agora passa a ser um braço para ajudar outros municípios a buscarem essa eficiência no setor energético. A Emlume vai estar de portas abertas para auxiliar no que for preciso, porque, dessa forma, ganha o estado como um todo. O recurso economizado, e aplicado com inteligência, tem seu valor multiplicado. E isso se reflete diretamente na vida das pessoas”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

De acordo com o termo firmado entre os dois órgãos, caberá à Emlume avaliar as cidades que precisam realizar melhorias na gestão do parque de iluminação pública, propondo consultoria individualizada. Diretor-presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, destacou a importância da parceria para Pernambuco. “O termo de cooperação assinado com a Prefeitura do Jaboatão é uma confirmação de que a Emlume desenvolve boas práticas na gestão da Iluminação Pública da cidade. Essa iniciativa é muito importante porque a gestão do ativo de IP é um dos grandes desafios da administração municipal em qualquer cidade do Brasil”, comentou.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO