Dani Portela pede a volta das testagens itinerantes

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
19 de janeiro de 2022 às 08h55min
Foto: Tom Cabral

A vereadora Dani Portela (PSOL) protocolou nesta terça-feira (18) um ofício endereçado à Secretaria de Saúde do Recife pedindo o aumento dos postos de testagem para Covid-19 sob livre demanda na cidade, com a volta da triagem itinerante e a abertura de novos postos fixos.

A equipe de assessoria parlamentar da vereadora realizou visitas aos postos fixos localizados no Compaz Ariano Suassuna e no Parque Urbano da Macaxeira nos dias 17 e 18 deste mês e verificou a superlotação nos dois espaços, com espera de até 4h para a realização de testagem e recebimento de resultado. 

“Além do desconforto para as pessoas, a lotação que observamos nos pontos coloca a população em risco, visto que não há o distanciamento adequado entre quem realiza o teste, seja sintomático ou não”, explica Dani Portela. 

A vereadora acredita que a descentralização do serviço de testagem é fundamental para conter a circulação do vírus, evitando o deslocamento das pessoas positivadas nesse período. Somente neste ano, o índice de testes positivos para Coronavírus saltou de 3,6% no mês de novembro para 9,6% em janeiro, de acordo com a própria prefeitura (considerando apenas os testes realizados pelas, agora suspensas, equipes itinerantes).

  
“Chamo a atenção para a importância de postos fixos em bairros como a Iputinga, Nova Descoberta, Afogados, Jardim São Paulo, Boa Vista, Boa Viagem, além de ampliação de centros de testagem em bairros que já possuem o serviço, mas de forma ainda insuficiente dado o tamanho de sua população, como o bairro do Ibura. Além de um posto que possibilite  a testagem da população de rua da nossa cidade
”, completa a vereadora 

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO