Direção nacional do União Brasil intervém em Caruaru e sigla fica inativa

Notícias
Publicado por Redação
27 de abril de 2024 às 08h45min
Foto: Américo Rodrigo

Em mais um capítulo da novela que se transformou os destinos do União Brasil, o site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco traz que o diretório municipal do União Brasil em Caruaru está inativado desde a última quinta (25). Vale salientar que a vigência, inicialmente, seria até março de 2027. 

Vários acontecimentos ocorreram nas últimas semanas, depois do imbróglio que foi a eleição da nova executiva nacional, que levou à derrota o deputado federal Luciano Bivar da presidência. Com isto, o então presidente municipal, Manoel Santos, que era ligado ao deputado desde o PSL, comunicou à imprensa que estava renunciando a presidência da legenda na cidade.  

Mesmo Manoel não saindo oficialmente, apenas verbalmente, o vice-presidente, Michel Jean, bastante ligado a Manoel, convocou uma reunião com alguns membros do antigo diretório, em que chegou a declarar apoio à pré-candidatura de José Queiroz (PDT). Michel afirmou que a decisão foi tomada em comum acordo com o deputado federal Fernando Filho, que em entrevista ao Blog Cenário, negou interferência nas decisões do diretório de Caruaru.

Leia também:

À época, a decisão teve reação imediata do deputado federal Mendonça Filho, que é o único pernambucano com assento titular na executiva nacional da legenda. A decisão de Michel, também não teria sido combinada com os dois segundos suplentes de deputados do partido na cidade, o federal, Dilson Oliveira, e o estadual, Raffiê Dellon, que era secretário-geral do diretório e pré-candidato a prefeito pelo partido.

O União Brasil é o terceiro maior partido do país, e consequentemente, o terceiro maior tempo de rádio e tv, sendo importantíssimo para qualquer projeto. Como o diretório seguiria até 2027, a inatividade repentina só tem uma motivação, que é a intervenção da nacional em meio à disputa interna da legenda. No documento que o blog teve acesso, pelo TSE, o presidente municipal continuava sendo Manoel Santos.

Redação

Ouça agora AO VIVO