Romero defende práticas religiosas em unidades públicas de ensino de PE

Notícias
Publicado por Redação
26 de novembro de 2024 às 21h30min
Foto: Nando Chiappetta

“Não estamos aqui para discutir divisões, mas para unir forças em prol do futuro dos nossos filhos e, principalmente, resguardar a Constituição Federal”, disse o deputado estadual Romero Sales Filho (UB) nesta terça-feira (26) ao defender a liberdade de culto e a prática de atividades religiosas em unidades de ensino da rede pública de Pernambuco. Batizadas de “intervalos bíblicos”, os encontros, organizados por alunos durante o período do recreio, têm por objetivo reunir grupos de estudantes para professar a fé cristã. 

Em setembro de 2023, o tema obteve destaque após a divulgação de relatos em redes sociais sobre uma suposta censura às atividades, tendo obtido ampla repercussão midiática e junto à comunidade escolar, o que resultou na instauração de um procedimento administrativo por parte do Ministério Público (MPPE), em abril de 2024, para acompanhar o desenvolvimento do ensino religioso em escolas dentro do contexto da laicidade do Estado.

Romero pontuou que o tema precisa ser tratado com responsabilidade e seriedade “por versar sobre um assunto que diz respeito não apenas à educação, mas aos valores que serão transmitidos às crianças e aos jovens com foco no futuro de uma sociedade norteada pela cultura de paz e de respeito ao próximo“. E ressaltou ainda que “a prática é protegida pela Constituição, que nos garante a liberdade de crença e a possibilidade de expressarmos nossa fé em qualquer lugar“.

O povo pernambucano é, acima de tudo, um povo de fé, então por que não fazermos uso da força encontrada na espiritualidade para enfrentarmos os desafios do dia a dia e permitirmos que nossos estudantes possam conversar e ter acesso a princípios como respeito, solidariedade, amor ao próximo e responsabilidade? A fé tem o poder de transformar vidas, de unir pessoas e de fortalecer comunidades“, destacou o parlamentar.

Nesta quarta (27), o MPPE irá promover uma audiência pública para debater o assunto. O encontro vai ser realizado no auditório do Colégio Salesiano, no Recife, a partir das 14 horas. “Estaremos presentes, enquanto representantes da população pernambucana, para defender o que é certo, justo e que promove o bem-estar das pessoas“, acrescentou Romero.

Redação

Ouça agora AO VIVO