O prefeito eleito do Cabo, Lula Cabral (SD), segue trabalhando a todo o vapor na montagem de uma equipe de ponta para atuar, ao seu lado, na administração da cidade a partir do dia 1 de janeiro de 2025. Os primeiros resultados dessa articulação metropolitana, que vem sendo comandada por Lula, já podem ser comemorados pela população com o anúncio dos primeiros nomes do secretariado municipal, que tem uma missão bem definida: trazer de volta o desenvolvimento, a segurança e a justiça social para a cidade.
Com uma experiência de quase duas décadas em políticas públicas de prevenção à violência urbana e coordenador da implantação da Rede Compaz no Recife, Murilo Cavalcanti irá comandar a pasta de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo Social, que trará para o Cabo uma das experiências mais premiadas ao redor do mundo quando se fala em cidadania, educação e integração social.
Já na pasta de Gestão, Administração e Fazenda Municipal, o nome será Bruno Lisboa, que tem larga atuação em diversos setores da área de gestão, planejamento e operação em municípios da Região Metropolitana do Recife e na estrutura da administração direta e indireta do Governo de Pernambuco.
Conhecido por sua capacidade de articulação e comando, Lula Cabral enfatiza a necessidade de uma parceria metropolitana, política, técnica e administrativa, para garantir o avanço de todos os municípios que compõem o conjunto. “Ninguém avança só e é exatamente por isso que estou conversando com lideranças que pensam da mesma forma. O prefeito João Campos, com quem já temos uma parceria e vamos estreitar ainda mais, foi muito solícito ao ceder, para o Cabo, um profissional com a experiência e vivência de Murilo Cavalcanti. Vamos trazer para nossa população essa experiência revolucionária que é o Compaz, mundialmente reconhecida e aclamada”, destacou o prefeito Lula Cabral, que está focado em retirar, de uma vez por todas, o município da lista dos mais violentos do Brasil.
“O cabo enfrenta muitos desafios e a segurança é sem dúvida um dos maiores. Ocupamos a triste quinta posição no ranking das 50 cidades mais violentas do país de acordo com o Anuário da Violência de 2023, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. E reverter esse quadro requer muito diálogo, planejamento e investimento na cultura de paz, educação e desenvolvimento com justiça social. Murilo e Bruno são os primeiros nomes confirmados de um time que estamos formando para trazer para o Cabo os melhores dias de sua história”, sentenciou Lula.
Murilo Cavalcanti
É ex-secretário de segurança Cidadã do Recife, ex-diretor da Rede Compaz e professor do curso de pós-graduação em Urbanismo Social do Instituto de Ensino e Pesquisa Insper-SP. Formado em Gestão, é administrador de empresas, especialista em políticas públicas de prevenção à violência urbana. Foi o responsável pela concepção e modelo de gestão da Rede dos Centros Comunitários da Paz (Compaz) Recife, equipamentos voltados para a promoção da cidadania, educação, cultura de paz e não violência. Em 2019, os Compaz receberam o prêmio da Oxfam Brasil / Cidades Sustentáveis, como equipamentos que mais reduziram a desigualdade social no Brasil. No mesmo ano, a convite do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), participou do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Escreveu o livro “As Lições de Bogotá e Medellín – Do Caos à Referência Mundial”.
Bruno Lisboa
Já atuou como secretário estadual de Habitação, em 2017 e 2018, e como diretor executivo de Operações da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). Funcionário de carreira da Urb-Recife, exerceu diversos cargos na administração pública, entre eles, o de presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem); presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), secretário de Planejamento e Coordenação do Município de Goiana e secretário-adjunto de Cultura de Pernambuco. Também ocupou a presidência da Companhia de Serviços Urbanos de Recife (CSURB) e foi chefe de Gabinete da extinta Superintendência Regional do INAMPS-PE e da Secretaria Estadual de Saúde.