Base governista esvazia sessão na Alepe mais uma vez

Notícias
Por Karol Matos
27 de maio de 2025 às 15h20min
Foto: Nando Chiappetta

Pela segunda vez, a base governista esvaziou a sessão da Assembleia Legislativa de Pernambuco para votar a indicação de Moshe Dayan para a presidência da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco.

O médico veterinário foi indicado pela governadora Raquel Lyra (PSD) no dia 13 de maio e aprovada por unanimidade em sessão extraordinária da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, na manhã da última quarta (21). Com a validação na CCLJ, os deputados precisavam também dar o aval em plenário.

A indicação foi pautada para a tarde do mesmo dia e era necessário que houvesse 25 parlamentares presentes em plenário para que pudesse haver a votação. Entretanto, 19 marcaram presença e cerca de oito estavam ocupando suas respectivas cadeiras, não havendo quórum necessário para validar esta e outras matérias previstas na pauta do dia. A orientação para a ausência em bloco teria sido dada pela Casa Civil.

Nesta terça (27), o cenário se repete. Dos 46 parlamentares aptos a participar (três estão licenciados), apenas 18 marcaram presença no painel, mas 12 estão fisicamente em plenário – até às 15h20. “Aqui está vazio, mas no almoço estava cheio. Está todo mundo na Casa”, ironizou a deputada Dani Portela (PSOL) ao passar pelo cercadinho da imprensa.

Ainda ontem (26), em conversa com o blog, um parlamentar governista rechaçou o movimento, afirmando que nos bastidores por alguns parlamentares da base. “Disseram que era para não dar protagonismo a Álvaro”, afirmou sob reserva, pontuando não acreditar que tivesse sido uma orientação dada sob conhecimento da governadora.

O novo movimento acontece após a reunião durante um café da manhã, realizado hoje, em que Raquel Lyra determinou que fosse montado um grupo de trabalho com os líderes de cada partido que compõe o blocão governista, com o intuito de atuar junto à Mesa Diretora e tentar dar encaminhamento à votação dessas propostas.

Um comunicado divulgado mais cedo, pela líder do governo dizia que “a orientação da governadora é clara: fazer o necessário para garantir o bom andamento dos trabalhos legislativos e assegurar que projetos importantes para o povo pernambucano avancem”.

Fontes da ala governista confirmam que o esvaziamento de hoje também segue a lógica da semana passada, associado ao travamento da pauta. O Blog Cenário questionou a liderança para saber se havia algum posicionamento sobre o assunto. A assessoria enviou uma breve nota afirmando que “Houve uma primeira conversa hoje com o presidente e uma nova reunião vai acontecer na quinta-feira pela manhã”.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO