
Em nota divulgada há pouco, a líder do Governo na Alepe, deputada Socorro Pimentel (UB), afirmou que o esvaziamento do plenário para evitar votar as matérias da ordem do dia é um movimento legítimo.
Desde a última quarta (21), quando a mobilização foi iniciada, nenhum parlamentar aliado confirmava publicamente que o esvaziamento era uma orientação da base governista. Nos bastidores, entretanto, a informação era de que a ordem veio da Casa Civil. Mais cedo, o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), afirmou ter sido procurado por cinco parlamentares que mostraram mensagens enviadas por Socorro, pedindo que novamente eles se ausentassem.
Leia também:
- Base governista esvazia sessão na Alepe mais uma vez
- Álvaro Porto confronta Governo sobre esvaziamento do plenário
No texto divulgado há pouco, a líder governista confirmou que houve a orientação e disse que a monobra é uma resposta “firme e necessária” diante das propostas do Palácio que ainda aguardam tramitação. A principal delas é o projeto de empréstimo de R$ 1,5 bilhão.
Confira a íntegra do texto:
A liderança do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco exerceu plenamente sua legitimidade ao orientar a bancada governista a obstruir a sessão plenária desta terça-feira (27). A iniciativa foi uma resposta firme e necessária diante de mais uma tentativa de atropelar a ordem de tramitação de matérias relevantes, reafirmando o compromisso da base aliada com o respeito às regras, à institucionalidade e à equidade no tratamento de todos os projetos em pauta.
É fundamental que todas as matérias recebam o mesmo grau de atenção e prioridade, desde a sabatina do indicado pelo Governo do Estado para administrar Fernando de Noronha até a análise do empréstimo de R$ 1,5 bilhão, que tem impacto direto no desenvolvimento de Pernambuco.
Nosso gesto de hoje não foi de confronto, mas de afirmação. Acreditamos que o Parlamento deve ser o espaço por excelência do diálogo democrático, onde todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas, e onde a harmonia entre os Poderes seja preservada com responsabilidade e espírito público.
O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, exerce um papel institucional de grande relevância. Esperamos e confiamos que sua liderança siga sendo instrumento de mediação, construção de consensos e defesa dos interesses do povo pernambucano.
A bancada governista permanece aberta ao diálogo e seguirá trabalhando incansavelmente por um Pernambuco mais justo, moderno e eficiente.
Deputada Socorro Pimentel
Líder do Governo na Alepe