
A Prefeitura do Recife recebeu, nesta terça (1º), mais 507 profissionais concursados das áreas de medicina, enfermagem, odontologia, psicologia, agentes de redução de danos, assistência social, terapia ocupacional, farmácia, fisioterapia, técnicos de laboratório, auxiliares em saúde bucal e agentes comunitários de saúde.
Os novos servidores irão atuar nas policlínicas, maternidades, Centros TEA/NDI, Consultórios na Rua, Unidades de Saúde da Família (USF), Farmácias da Família e Centros de Convivência em Saúde Mental. Além de reforçar a rede municipal de saúde como um todo, o incremento possibilita a expansão da Atenção Básica no Recife. A cerimônia de acolhimento aconteceu no Teatro do Parque, bairro da Boa Vista, e contou com a presença do prefeito João Campos (PSB), da secretária de Saúde do Recife Luciana Albuquerque, e outras autoridades.
“Eu lembro que quando assumimos a gestão, num momento de muita incerteza que era a pandemia, sabíamos que, de todas as áreas, a mais desafiadora era a saúde, que implicava uma série de restrições para a cidade, mas nunca optamos pelo caminho mais fácil e acredito que acertamos já daí“, disse o prefeito.
“E chegamos ao dia de hoje, com mais de 4.200 nomeações feitas só na área de saúde. Se você pegar 20 anos para trás, e somar todas as nomeações, não dá o número que nós fizemos só na Sesau. Apenas essa última nomeação dá um incremento perto de R$30 milhões anuais a mais de despesas por município, que eu tenho certeza que serão extremamente bem empregados, porque estamos falando de chegar em diversas áreas que precisavam de profissionais qualificados e preparados como nós temos aqui“, afirmou João.
Os novos servidores são concursados nomeados dos certames da Sesau realizados em 2024 e 2019, ambos ainda em vigor. Parte deles já está em atuação e os demais iniciarão suas atividades a partir desta terça (1°). “Esse incremento representa um ganho enorme para o SUS no Recife, porque possibilita a ampliação de programas e projetos inovadores que já estão transformando a vida de milhares de pessoas com necessidade de assistência integral e acolhimento em saúde mental, reabilitação motora e intelectual, pessoas em situação de rua e com cobertura das equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, além da substituição de vacâncias tanto na Atenção Básica, quanto nas policlínicas, maternidades e serviços de pronto atendimento”, falou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
Essas nomeações representam um impacto mensal de mais de R$ 2 milhões no orçamento do município. “E ainda este ano, inauguraremos mais dois Centros TEA/NDI, na Policlínica Albert Sabin e na Imbiribeira (Comunidade do Bem), e implantaremos mais duas equipes do Consultório na Rua. Sem contar as novas USF+ que estão em processo de finalização e fazem parte da expansão da Atenção Básica. Iniciamos a gestão, em 2021, com 59% de cobertura da Estratégia de Saúde da Família e, atualmente, estamos com 80%”, ressaltou a gestora.
A lista completa deste grande reforço contempla 56 médicos de diversas especialidades; 53 enfermeiros e 152 técnicos de Enfermagem; 78 agentes comunitários de saúde (ACSs); 28 cirurgiões dentistas e 27 auxiliares em Saúde Bucal; 26 psicólogos; 16 assistentes sociais; 11 terapeutas ocupacionais; 4 sanitaristas; 8 farmacêuticos; 8 fonoaudiólogos; 4 fisioterapeutas; 7 técnicos de laboratório; 4 analistas clínicos; 3 nutricionistas; 2 técnicos em radiologia; 3 profissionais de Educação Física; 2 agentes redutores de danos; 1 técnicos em imobilização ortopédica, 1 médico veterinário, 1 plantonista, 8 40h, 1 Especiais e 3 plantonistas. Desde 2021, cerca de 4.300 profissionais foram nomeados para a rede municipal de saúde.