Raquel Lyra dispensa licitação para tentar levar alunos ao Canadá

Notícias
Por Karol Matos
16 de julho de 2025 às 10h20min
Foto: Hesiodo Góes

Alvo de acusações por ineficiência na execução do Programa Ganhe o Mundo, a governadora Raquel Lyra (PSD) tenta arrumar uma solução para enviar os 700 alunos da rede estadual de ensino selecionados para o intercâmbio e abriu dispensa de licitação, na busca de solucionar mais esse problema do seu governo.

Em março deste ano, cerca de 200 alunos foram enviados para o Chile, mas os selecionados para os Estados Unidos e Canadá não tinham previsão de embarque, o que gerou preocupação a pais e selecionados que estariam próximos dos 18 anos e, ao completar a maioridade, seriam desclassificados.

Para evitar prejuízos aos estudantes, foi criada uma lei de coautoria dos deputados Renato Antunes (PL) e Rodrigo Farias (PSB), que estende o prazo para que, excepcionalmente, o intercâmbio aos Estados Unidos e Canadá possa ser realizado em 2026.

A licitação para esse lote foi aberta no início de dezembro do ano passado, com valor estimado em R$ 43.834.075,97. Entretanto, foi vencida por uma empresa que acabou sendo inabilitada.

No dia 15 de maio, o Blog Cenário revelou que a governadora Raquel Lyra assinou um decreto abrindo crédito suplementar de recursos do Fundeb, no valor de R$ 17.814.340,00, para ser aplicado no Ganhe o Mundo. Dias depois, abriu uma nova licitação, mas o certame acabou fracassando e mais uma vez a espera se prolongou.

No fim do mês passado, a Prefeitura do Recife enviou 35 estudantes da rede municipal de ensino para o Canadá, através do programa Recife no Mundo, que na semana passada também mandou mais 100 alunos aos Estados Unidos e 10 professores para a Inglaterra.

Nesta quarta (16), a Secretaria de Educação reabriu novamente a seleção de empresas para fornecer o pacote de viagens, só que de forma emergencial, com dispensa de licitação. O documento afirma que o certame tem o objetivo de enviar os 700 alunos para o intercâmbio, mas agora – de acordo com o documento – tendo como único destino o Canadá. Por ser em formato emergencial, o julgamento das propostas será feito em apenas 8 dias. O resultado deve ser divulgado já na próxima semana.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO