Compesa vai implantar nova estação elevatória de esgoto no Recife 

Notícias
Por Redação
14 de outubro de 2025 às 08h00min
Foto: Divulgação

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) recebeu, nesta segunda (13), a cessão de um terreno pertencente ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), localizado na Avenida Mário Melo, onde será construída uma nova e mais moderna Estação Elevatória de Esgoto que atenderá a área central do Recife. A unidade substituirá o atual equipamento que já dá sinais de incapacidade operacional, que funciona nas dependências do TCE, na Rua da Aurora, espaço que anteriormente pertencia à Compesa. 

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

O termo de cessão foi assinado durante cerimônia na sede do Tribunal, no bairro de Santo Amaro, com a presença do presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, o presidente do Conselho de Administração da Companhia, Alex Campos, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Valdecir Pascoal.

A obra será executada por meio da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Compesa e a BRK, com início previsto em 120 dias. Com vazão projetada de 311 litros por segundo, a nova unidade beneficiará cerca de 90 mil pessoas e representará um avanço significativo para o sistema de esgotamento sanitário da região central do Recife. O investimento estimado é de R$ 15 milhões. 

A Estação Elevatória da Mário Melo integrará a Bacia do Sistema de Esgotamento Sanitário Cabanga, atendendo os bairros da Boa Vista, Graças, Encruzilhada, Espinheiro, Campo Grande e Santo Amaro. O esgoto coletado será direcionado à ETE Cabanga, por meio do Coletor Tronco Concórdia, que percorre as avenidas Dantas Barreto e Sul, além das ruas da Concórdia e Imperial.

Com a entrada em operação da nova estação, será desativada a atual unidade, que possui capacidade de 205 litros por segundo e atende atualmente cerca de 79 mil pessoas. A substituição garantirá maior eficiência e segurança operacional ao sistema. 

A cessão é uma parceria com o Tribunal, que destinou o terreno para viabilizar a iniciativa da Compesa. A nova unidade, é mais um passo estratégico para modernizar o sistema de esgotamento sanitário do Recife, ampliando a capacidade de bombeamento e reduzindo riscos operacionais. A estação, mais moderna, vai trazer mais eficiência e sustentabilidade para a operação”, destacou o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.

Ouça agora AO VIVO