
O ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, confirmou ontem (21) sua saída da presidência do Banco do Nordeste, cargo que ocupava desde março de 2023. Os primeiros indícios sobre essa mudança no comando do BNB foram emitidos pelo Ministério da Fazenda no início deste mês, para que o economista pudesse cumprir a Lei das Estatais.
À frente da instituição financeira, Câmara alcançou números expressivos e consolidou a imagem do BNB como agente fundamental para o desenvolvimento da região Nordeste. Sob sua gestão, o banco bateu recordes na concessão de empréstimos com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e se aproximou dos setores produtivos, ampliando a disponibilidade de crédito, gerando emprego e renda.
Existe uma promessa de que Paulo Câmara, indicação pessoal do presidente Lula, retorne ao posto em janeiro de 2026, mas, como a política é dinâmica, é necessário observar os próximos passos. Auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), o pernambucano pretende tirar férias nesse período.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Substituto – No lugar de Paulo Câmara, assumiu interinamente a presidência do Banco do Nordeste e o Conselho de Administração da instituição o atual diretor Financeiro e de Crédito do BNB, Wanger Antônio de Alencar Rocha. Durante a fase de transição, o gestor vai acumular as funções.
Agenda institucional – Quem esteve em Pernambuco nesta terça (21) foi o presidente do PSD, Gilberto Kassab. No entanto, a visita não teve como objetivo tratar da ampliação da sua legenda no estado, mas sim participar da reunião da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na condição de secretário de Relações Institucionais de São Paulo.
Diálogo – Com o objetivo de aproximar o público presente na internet das ações do seu mandato, a deputada Débora Almeida (PSDB) iniciou um podcast. O primeiro episódio foi gravado com representantes das principais torcidas do Sport, Náutico e Santa Cruz. Vale ressaltar que a parlamentar é relatora de um projeto de regulação das organizadas na Alepe.
Oportunidade – Em parceria com o Governo do Estado, a gestão de Zeca Cavalcanti, em Arcoverde, vai lançar o programa “Mães na Creche”. De acordo com o prefeito, as mulheres que têm filhos matriculados em equipamentos do município poderão fazer cursos profissionalizantes para aprender um ofício e garantindo oportunidade e autonomia para que elas tenham independência financeira.
Resposta – O deputado Antônio Moraes (PP) defendeu o governo Raquel Lyra, em relação ao empréstimo de R$ 1,4 bilhão assinado na semana passada, para o Arco Metropolitano e BR-232. Segundo o parlamentar, foi necessário utilizar recursos do PEF devido à demora da Alepe em aprovar a operação de crédito de R$ 1,5 bilhão, que seria utilizado para este fim.