Coluna do sábado: Raquel e a distância regulamentar do presidente Lula

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
1 de novembro de 2025 às 00h00min
Foto: Ricardo Stuckert

Na última segunda (27), diversos políticos fizeram questão de parabenizar o presidente Lula pelos seus 80 anos. Até Donald Trump registrou a data. O gesto ocorreu um dia depois da reunião bilateral na Malásia que deu início às negociações comerciais entre os dois países.

Buscando o apoio integral de Lula, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), iniciou o dia se declarando para o presidente. Já a governadora Raquel Lyra (PSD) optou por não se manifestar publicamente, preferindo manter apenas a relação institucional entre os dois governos.

Não é de hoje que Raquel emite sinais de distanciamento político do presidente. O mais evidente ocorreu durante a agenda do petista em Pernambuco, no mês de agosto, quando a governadora ignorou sua presença para liderar uma plenária do Ouvir para Mudar em Petrolina.

O cálculo político de Raquel mira a reeleição no próximo ano, quando ela pretende conquistar votos tanto de petistas quanto de bolsonaristas, em busca de êxito eleitoral. No entanto, com a recuperação da popularidade de Lula, a governadora não deve deixar de capitalizar agendas positivas em parceria com a União.

A previsão é de que, no próximo sábado (8), Raquel e Lula estejam juntos em Fernando de Noronha, no lançamento de um programa que visa ampliar a geração de energia renovável no arquipélago. Será mais uma oportunidade para observar discursos e gestos que revelarão o tom da relação entre os dois chefes do Executivo.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Mérito – Durante participação no programa Mesa Redonda, a deputada federal Iza Arruda (MDB) avaliou a gestão da governadora Raquel Lyra (PSD), afirmando que ainda não houve grandes entregas por parte do governo estadual. Segundo a parlamentar, as ações mais significativas realizadas em Pernambuco têm origem no governo Lula. “Que bom que a gente tem o Governo Federal fazendo tantas entregas em parceria com o Estado”, destacou.

Junto e misturado – Lideranças políticas com interesse na eleição de 2026 marcaram presença no lançamento do edital para a retomada das obras da Transnordestina. Uns participaram de forma presencial, outros de maneira virtual. Todos celebraram a conquista viabilizada pelo governo Lula. A governadora Raquel Lyra (PSD), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o ministro Silvio Costa Filho estão entre os presentes.

Celebração – O deputado estadual João Paulo (PT) reuniu familiares e amigos da política para comemorar mais um aniversário. Entre os presentes estavam vereadoras do Recife, deputados estaduais, os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, o ex-governador Paulo Câmara, o secretário de Meio Ambiente, Daniel Coelho, e o ex-senador Armando Monteiro Neto.

Lembrança – A Assembleia Legislativa de Pernambuco vai prestar uma homenagem ao legado de Armando Monteiro Filho. A cerimônia, em referência ao centenário de nascimento do ex-ministro, será realizada na próxima segunda (3) e deve reunir importantes nomes da política. Entre os presentes, estarão o ex-senador Armando Monteiro Netoe o presidente do Complexo de Suape, Armando Bisneto.

Agenda — Com presença consolidada no Agreste, o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), participou ontem (31) da XXV Feira do Leite de Sanharó. Além de reencontrar amigos e eleitores, o parlamentar aproveitou o momento para prestar contas das ações do seu mandato voltadas ao fortalecimento da agricultura, da pecuária e do artesanato no interior do estado.

Ouça agora AO VIVO