
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, através de articulação do deputado Gilmar Júnior (PV), assegura prioridade para a realização de eventos culturais voltados à pessoa com deficiência em Pernambuco. A iniciativa representa um avanço significativo na consolidação de políticas públicas que reconhecem a cultura como um direito fundamental e inclusivo.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
A proposta destaca a importância da pessoa com deficiência não apenas como público consumidor, mas como sujeito ativo na produção, circulação e fruição cultural. A medida reforça o compromisso do Estado em promover uma cultura acessível, diversa e representativa, valorizando a participação plena de artistas, produtores e agentes culturais com deficiência.
Com a prioridade assegurada no orçamento, a expectativa é de um impacto direto no fortalecimento e na ampliação de projetos culturais inclusivos com a destinação de recursos específicos que permitirá maior representatividade e diversidade nas ações culturais, além de estimular novas iniciativas voltadas à democratização do acesso à cultura.













