Rosa apresenta projetos para combater o desperdício de alimento

Notícias
Por Redação
21 de fevereiro de 2025 às 12h25min
Foto: Nando Chiappetta

Depois de viralizarem imagens de desperdício de alimentos por produtores e empresas na última semana, uma onda de revolta tomou conta das redes sociais. Com isso, a deputada estadual Rosa Amorim (PT) protocolou os projetos de lei n⁰ 2601/2025 e o n⁰ 2597/2025 para proibir o descarte de alimentos e a destruição de safra ainda em condições de consumo por motivos exclusivamente financeiros.

A parlamentar, que coordena a Frente Parlamentar de Combate à Fome, comenta a importância de combater o desperdício. “Nós queremos comida no prato do povo e não no lixo. Essas imagens são lamentáveis em um país em que mais de 8 milhões de pessoas passam fome. Por isso, protocolamos os projetos de lei pelo combate ao desperdício e ao descarte de comida, para pensarmos juntos como avançarmos nas políticas de alimentação no Brasil através da redução do desperdício”, destaca

O Projeto de Lei nº 002601/2025 propõe que seja proibido o descarte de alimentos, por qualquer empresa, produtor ou distribuidor justificado na possibilidade de que esses alimentos fiquem mais baratos no território estadual. O descumprimento seria punido com uma multa de até 10% do faturamento bruto anual da empresa, se for a primeira infração, ou 20%, se for reincidente. O projeto ainda propõe que sejam criados programas de capacitação, fiscalização e incentivos às empresas para que elas possam garantir a doação de alimentos a iniciativas públicas de segurança alimentar e combate à fome.

Já o projeto de Lei nº 002597/2025 tem o objetivo de que seja proibida a contratação de produtora rural pela Administração Pública em casos comprovados de destruição ou descarte da safra para controle de preços ou com outro objetivo monetário. Isso vale para os 5 (cinco) anos anteriores à divulgação do edital e irá valer para pessoa física ou jurídica.

Os projetos ainda serão debatidos nas comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco antes de poderem ser votados para sanção do Governo de Pernambuco.

Redação

Ouça agora AO VIVO